segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A madeira pode voltar a ser tendência nas grandes obras, veja os exemplos e entenda o por quê.

Durante a última década o mercado inovou e explorou cada vez mais os recursos naturais, transformou opiniões no senso comum e nos meios intelectuais vendeu conceitos como  materiais de baixo impacto, e fez mas do mesmo, porem hoje grandes escritórios iniciam um suposto renascimento da madeira para grandes e pequenas obras, aliados a materiais inovadores.



De composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina, a madeira como material natural sempre cumpriu o papel central para o desenvolvimento da sociedade humana e hoje busca a traves da tecnologia se encontrar no mercado das grandes obras.

Estádio Forest Green Rover 





 Novo estádio de futebol para a equipe inglesa Forest Green Rover concurso ganho pelo escritório Zaha Hadid Architects em conjunto com Glenn Howells Architects.




A escolha de um material natural para o estádio está alinhada com o conceito de integração do ambientalmente com o projeto - a estrutura de madeira garantirá que o estádio tenha a menor "pegada de carbono " (menor emissão de carbono) entre todos os estádios do mundo , . Praticamente todos os elementos serão construídos com madeira de origem sustentável, incluindo a estrutura, parte da  cobertura e os elementos de sombreamento.


Michael Green: Por que devemos construir arranha-céus de madeira







Edifício de madeira Vancouver, Canadá


Especialista em trabalhos com madeira o arquiteto Michael Green  projetou um edifício de estrutura de madeira com 30 pavimentos em Vancouver, Canadá.



Perspectiva -  Fonte : Tall Wood Buildings - Final Report.pdf

 Quando construído será o maior 
 arranha-céus de madeira do mundo, por ser desenvolvido no Canadá tem todo um conceito e interesse construtivo  especifico, primeiramente manter a sensação de de integração com o meio ambiente em contraproposta mostra uma oportunidade de utilizar a vasta madeira Canadense de modo sustentável e livre de emissões .


 
Fonte: madeira substitui aco em construções , UOL.


Com o seu projeto cerca de 70% do material estrutural se baseia em madeira, nas palavras de Michael C Green "A história das estruturas altas  de madeira remonta  15 séculos ou mais. O templo de Horyu-ji em Japão, uma estrutura da madeira que remonta ao século 7, ainda hoje está de pé aos 32,5 metros  de altura, sendo que em uma das zonas sísmicas mais altas do mundo. Semelhante Exemplos europeus e nosso próprio registro canadense de edifícios de postes e vigas de madeira que atingem 8 ou 9 andares... Agora os painéis de madeira em particular oferecem a possibilidade de capturar esse potencial inexplorado. Estruturalmente, alguém pensaria, sermos capazes de construir estruturas de madeira que sejam pelo menos tão alto quanto as árvores que enfeitam as florestas de nossa bela província ?"


Estrutura - Fonte : Tall Wood Buildings - Final Report.pdf

- Veja o trabalho completo em : 

Michael Green Works

Pesquisa Completa - Tall Wood Buildings

Projeto de interiores de Otto Felix



Barras de madeira no teto e nas paredes, formando um ambiente rústico com estantes e nichos decorados. 


Fonte:
CNN

Para Contato, parcerias, grupos de pesquisa.
mateusduarte.projetos@hotmail.com ou mateus_duartte@live.com
http://duarteprojetos.blogspot.com.br/p/contato.html

0 comentários: