quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O Renascimento na Arquitetura | Resumo

Nunca na história o mundo evolui tanto artisticamente em apenas um século na Arquitetura. Da rejeição da escolástica medieval a releitura ao mundo clássico antigo, um movimento de magnitude nunca visto na história,que nasceu em Florença e mudou os rumos da humanidade. A mistura de engenharia e arte que  desobstruiu as correntes da ignorância de uma sociedade  pós medieval, produzindo obras ditas atemporais que ratificam o potencial de construção e reconstrução da humanidade

Catedral de Santa Maria del Fiore - Filippo Brunelleschi, 1377-1446

CRONOLOGIA

(Retirada da A história da arquitetura mundial, Michael fazio) 


CENÁRIO HISTÓRICO

As transformações econômicas do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da burguesia, tornaram as concepções artístico literárias feudais inadequadas. Novas exigências afloraram, refletidas no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente.


                                       Escultura Davi . Micheangelo Buonarroti,1538-1650

O renascimento surge da renascença movimento de poderosas famílias abastardas que sofreram com as grandes perdas sofridas pela grande peste negra do século XIII. Antes da peste negra Siena e Florença eram as principais cidades toscanas que disputavam pelo  poder artístico, econômico e politico da região, Siena tinha a superioridade em todos os quesitos e em 1260 Siena garante vitoria esmagadora na batalha Montaperti, em uma Itália altamente instável. O que Siena não imaginaria é a peste negra que disseminara rapidamente grande parte de sua população , em Florença não foi diferente, mais em níveis menores.



Abusca por uma renovação, o estimulo econômico encarretado pelo rápido crescimento do mercantilismo levou a um renascimento urbano e cultural nas principais cidade-estado italianas.
Essa mudança foi mais evidente em Florença, cidade considerada o berço do Renascimento. Ali, os novos ricos, representados pelos mercadores de lã e pelos poderosos banqueiros, incluindo membros da família Medici, buscaram prestigio e status no mecenato das artes e das letras – e os artistas e arquitetos locais mostraram-se à altura da tarefa.





O RENASCIMENTO DA ARQUITETURA OCIDENTAL, O HUMANISMO

Em vez de usar as complexas transformações geométricas dos mestres-pedreiros medievais, valorizavam especialmente formas “ideais”. Como o quadrado e o círculo. Neste contexto, igreja com planta baixa centralizada passou a representar a forma mais perfeita, absoluta e imutável, capaz de refletir harmonia celestial. Os artistas desenhavam a figura do homem no interior de um contexto geométrico “perfeito” e, assim,” provam” que as proporções humanas refletiam razões divinas. O mais famoso desses desenhos é o Homem Vitruviano encontrado nos cadernos de anotações de Leonardo Da Vinci.

Assim graça aos estudos de reinterpretação das formas, dos estudos matemáticos sobre geometria  a utilização muitas vezes da proporção áurea, e a reutilização de técnicas bem-sucedidas do período clássico Grego, o clero pode assegurar nas suas construções a monumentalidade que esperava e a burguesia a representação monolítica da força e o dinheiro das famílias.

Croquis de Roma. Micheangelo Buonarroti,1538-1650

A medida que o Renascimento se crescia , também se desenvolvia cada vez mais as confianças entre os arquitetos e artistas na sua capacidade criativa, em 1550 na faze mais alta do Renascimento Giorgio Vasari, divulgou em seu livro Le Vite de' Più Eccellenti Pittori,Scultori,ed Architettori (A Vidas dos mais eminentes Pintores, Escultores e Arquitetos) o arquiteto como um  gênio criativo, um ser único devido as suas capacidades especiais.

O humanismo nasce nessa concepção de  que o homem não teria mais barreiras, bastava olhar as ruínas do antigo Império Romano para intender como o homem é criativo, surgi dai o antropocentrismo. O antropocentrismo era a ideia de "o homem ser o centro do pensamento filosófico", ao contrário do teocentrismo, a ideia de "Deus no centro do pensamento filosófico".

Com o individualismo em alta, a emulação dos "grandes" e dos príncipes, se desenvolveu vertiginosamente o gosto da vida e seus prazeres entre as elites, que começaram expor cada vez mais seu alto padrão de vida  investindo em  arquitetura, arte e entretenimentos.

SÍNTESE NA ARQUITETURA RELIGIOSA

1.A beleza e a funcionalidade dos edifícios se baseia em relações matemáticas.
 - Ideal de simetria absoluta
 - Ponto de Fuga

2.Inspirou-se nas greco-romanas- Classicismo (substituído assim antigos conceitos góticos).

 - Abóbodas de berço
 - Cúpulas
 - Frontoes nas portas e janelas
 - Arcos de volta perfeita
 - Pilastras e colunas encimadas por capitéis clássicos(dóricos,jônicos ou corintios)

3.Planta
 - Evolui a planta balisical antes em cruz latina para plantas quadradas ou  de cruz centrada, anexo a nave central surgem pequenas capelas,

4. Pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas.

5.Diferenças entre a arquitetura gótica e  renascentista.





SÍNTESE NA ARQUITETURA CIVIL

1.Janelas alinhadas e adornadas ao seu redor rodeador,rodeadas colunas ou pilastras, com capiteis apresentando ordens arquitetônicas.

2.Decoração exterior Apresentasse mais sóbria, com origens clássicas

3. Geralmente de estrutura cubica ou paralelepipédica


BRUNELLESCHI, O PONTAPÉ INICIAL

Filippo Brunelleschi nasceu em Florença, em 1418 venceu o concurso para projetar o Duomo,da Catedral Santa Maria del Fiore. A cúpula projetada por ele cobriu o maior vão da época. A cúpula de Brunelleschi são compostas por 2 grandes cascas, grandes o suficiente para um caminhar entre elas.
Alem disso ele revolucionou a engenharia desenvolvendo maquinas que foram responsáveis por levantar  as peças para a construção do Duomo, e na arquitetura onde aprimorou o desenho em perspectiva.

Dispositivo para perspectiva,Filippo Brunellesch

'Suas primeiras experimentações no campo visual seriam dois retábulos descritos por Alberti. Um deles tinha a figura do Batistério com prata brunida no lugar do céu e um furo em um ponto determinado. A idéia era observar a pintura através do furo com o auxílio de um espelho paralelo; assim, ver-se-ia o céu real refletido na prata. O recurso do espelho foi bastante usado pelos renascentistas, visto que a imagem refletida é inversa e qualquer assimetria é mais perceptível. No outro retábulo, pintou a praça da Signoria e o cortou nos contornos dos edifícios representados para que fosse observado o céu verdadeiro como fundo."

Confira mais sobre Filippo Brunellesch no site da ufgrs:  Filippo Brunellesch

Catedral Santa Maria del Fiore

Doumo | Catedral Santa Maria del Fiore

Na Catedral de Florença Brunelleschi usou seu conhecimento das antigas construções Romanas além das tradições góticas ainda em voga, para produzir uma síntese inovadora. De modo a reduzir o empuxo para fora, adotou um arco ogival gótico com seção transversal em vez de um arco pleno. Para diminuir a carga morta, criou uma casca dupla com nervuras radiais e concêntricas – uma encontrada em monumentos antigos, como o Panteon, e em obras florentinas medievais, incluindo o batistério da catedral próxima. Para reduzir a quantidade de estruturas temporárias, criou um cimbramento portátil que sustentava fiadas de alvenaria concêntricas até que se tornassem anéis comprimidos estáveis e, posteriormente, usou a alvenaria ascendente para sustentar os andaimes que, por sua vez, sustentavam mais um cimbramento.

Doumo Catedral Santa Maria del Fiore

Veja o Vídeo para entender o processo de construção da Cúpula.




OS ESCRITOS DE LEON BATISTA ALBERTI

Leon Batista Alberti foi responsavel por defender a abordagem intelectual do movimento, na sua obra o tratado De Re Aedificatoria Libri Decem(Dez livro sobre arquitetura) ele expõe todas as descobertas do mundo clássico, formulando uma das obras mais completas da arquitetura. Em sua obra Leon explana sobre as perfeições matemáticas das formas de Platão e associa elas a um reflexo da perfeição divina criada por Deus, afirmava que as plantas baixas centralizadas das  igrejas era mais indicadas que as em formato de cruz latina, teoria que vem a ser utilizada por Michelangelo  na Basílica de São Pedro.

Fachada da Basílica de Santa Maria,Florença,Itália,Leon Batista Alberti 1456-1470






A CLASSE DE MICHELANGELO
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni (147-1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo , nascido em Roma foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Escultura de Moisés, Michelangelo (1505-1545)
Michelangelo nasceu com a capacidade criativa dos arquitetos da época, e tinha o diferencial de se basear em sua própria imaginação, e não em precedentes externos. Michelangelo aproximou a arquitetura do ornamental e do ilusório, suas obras tinham proposito de evocar emoções.  Em 1546 pós a morte de Sangallo, o papa Paulo III confiou a direcção das obras a Miguel Ângelo Buonarroti a 1 de janeiro de 1547, que assumiu a ideia da planta de Bramante de cruz grega. Miguel Ângelo foi considerado o principal autor da basílica tal qual a conhecemos e o principal arquiteto com o qual o projeto foi acabado. Bramante foi foi um importante artista da vanguarda renascentista alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva uma das suas obras mais emblemáticas é o Tempietto de S. Pietro in Montorio, igreja encomendada a Bramante pelo Papa Júlio II, a obra que melhor reflecte as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projecto da Basílica de S. Pedro, no Vaticano .
Planta de Bramante B. de São Pedro
Planta Desenhada por Michelangelo inspirado em desenho de Bramante
O detalhe monumental da fachada com inúmeras esculturas, elementos de ordem clássica, a geometria e a simetria são elementos marcantes da Basílica de São Pedro, imortalizando a arquitetura ocidental e a figura do cristianismo no mundo.
Fachada da Basílica de São Pedro,Roma.
Como arquiteto, Michelangelo realizou um trabalho artístico impressionante ao projetar a cúpula da basílica de São Pedro. Igreja foi construída entre 1506 a 1626, sob a direção, sucessivamente, de Bramante, Rafael, Michelângelo, Maderno e Bernini.
Cúpula da Basílica de São Pedro 
Curiosidades: O Baldaquino é um dos locais mais impressionantes da Basílica de São Pedro, em Roma . desenvolvida por Gian Lorenzo Bernini para o altar papal acima do túmulo de São Pedro, uma obra prima magnifica desenhada sobe encomenda do  Papa Urbano VIII Barberini.
Baldaquino - Cúpula da Basílica de São Pedro 
O GÊNIO LEONARDO DA VINCI Os experimentos a as pesquisas de Leonardo ajudaram – no a entender a circulação do sangue no corpo humano, a descobrir que a terra tinha mais de cinco mil anos (como se acreditava na época) e a propor lentes de aumento para observar a Lua – todas elas, descobertas que seriam patenteadas posteriormente por outras pessoas. Em seus cadernos de croquis, Leonardo fez vários projetos de igrejas com planta baixa centralizada.
.Possível auto retrato de Da Vinci; Homem Vitruviano
A igreja de Santa Maria da consolação, em Todi (iniciada em 1508), é tão parecida com os croquis de Leonardo que seu mestre-pedreiro, Cola da Caprarola, deve ter se deixado influenciar por eles – talvez por meio das obras de Bramante. A igreja de Todi tem planta baixa quadrada, com uma abside semicircular e três poligonais. Projetado em três dimensões, o quadrado gera um cubo, enquanto as absides são coroadas com semicúpulas. Sobre o espaço interno principal se eleva uma cúpula apoiada em tambor e pendentes.
Leonardo sempre chamou atenção pela sua engenhosidade tecnológica, desenvolveu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído durante sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria.
Croquis de Da Vinci
FONTES: [1] Livro: A história da Arquitetura Mundial – Fazio, Michael w. 1943. [2] Livro: Fundamentos de Arquitetura - Farrely, Lorraine. 2014 Gostou  da postagem ?! Se sim voltem lá em cima para curtir,e aqui em baixo do post para compartilhar no Facebook e no G+,  não custa nada e ajuda a postagem a ganhar mais visibilidade. Grande abraço. Clique aqui e conheçam a nossa página O CADISTA no Facebook

2 comentários:

Unknown disse...

Show !!

Anônimo disse...

Muito bom, muito difícil encontrar conteúdos voltados a arquitetura sobres os movimentos.