Nunca na história o mundo evolui tanto artisticamente em apenas um século na Arquitetura. Da rejeição da escolástica medieval a releitura ao mundo clássico antigo, um movimento de magnitude nunca visto na história,que nasceu em Florença e mudou os rumos da humanidade. A mistura de engenharia e arte que desobstruiu as correntes da ignorância de uma sociedade pós medieval, produzindo obras ditas atemporais que ratificam o potencial de construção e reconstrução da humanidade.
Catedral de Santa Maria del Fiore - Filippo Brunelleschi, 1377-1446
CRONOLOGIA
(Retirada da A história da arquitetura mundial, Michael fazio) |
CENÁRIO HISTÓRICO
As transformações econômicas do final da Idade Média, associadas ao processo de urbanização e ascensão da burguesia, tornaram as concepções artístico literárias feudais inadequadas. Novas exigências afloraram, refletidas no desenvolvimento comercial e na nova sociedade urbana emergente.
Escultura Davi . Micheangelo Buonarroti,1538-1650
O renascimento surge da renascença movimento de poderosas famílias abastardas que sofreram com as grandes perdas sofridas pela grande peste negra do século XIII. Antes da peste negra Siena e Florença eram as principais cidades toscanas que disputavam pelo poder artístico, econômico e politico da região, Siena tinha a superioridade em todos os quesitos e em 1260 Siena garante vitoria esmagadora na batalha Montaperti, em uma Itália altamente instável. O que Siena não imaginaria é a peste negra que disseminara rapidamente grande parte de sua população , em Florença não foi diferente, mais em níveis menores.
Abusca por uma renovação, o estimulo econômico encarretado pelo rápido crescimento do mercantilismo levou a um renascimento urbano e cultural nas principais cidade-estado italianas.
Essa mudança foi mais evidente em Florença, cidade considerada o berço do Renascimento. Ali, os novos ricos, representados pelos mercadores de lã e pelos poderosos banqueiros, incluindo membros da família Medici, buscaram prestigio e status no mecenato das artes e das letras – e os artistas e arquitetos locais mostraram-se à altura da tarefa.
O RENASCIMENTO DA ARQUITETURA OCIDENTAL, O HUMANISMO
Em vez de usar as complexas transformações geométricas dos mestres-pedreiros medievais, valorizavam especialmente formas “ideais”. Como o quadrado e o círculo. Neste contexto, igreja com planta baixa centralizada passou a representar a forma mais perfeita, absoluta e imutável, capaz de refletir harmonia celestial. Os artistas desenhavam a figura do homem no interior de um contexto geométrico “perfeito” e, assim,” provam” que as proporções humanas refletiam razões divinas. O mais famoso desses desenhos é o Homem Vitruviano encontrado nos cadernos de anotações de Leonardo Da Vinci.
Assim graça aos estudos de reinterpretação das formas, dos estudos matemáticos sobre geometria a utilização muitas vezes da proporção áurea, e a reutilização de técnicas bem-sucedidas do período clássico Grego, o clero pode assegurar nas suas construções a monumentalidade que esperava e a burguesia a representação monolítica da força e o dinheiro das famílias.
Croquis de Roma. Micheangelo Buonarroti,1538-1650
A medida que o Renascimento se crescia , também se desenvolvia cada vez mais as confianças entre os arquitetos e artistas na sua capacidade criativa, em 1550 na faze mais alta do Renascimento Giorgio Vasari, divulgou em seu livro Le Vite de' Più Eccellenti Pittori,Scultori,ed Architettori (A Vidas dos mais eminentes Pintores, Escultores e Arquitetos) o arquiteto como um gênio criativo, um ser único devido as suas capacidades especiais.
O humanismo nasce nessa concepção de que o homem não teria mais barreiras, bastava olhar as ruínas do antigo Império Romano para intender como o homem é criativo, surgi dai o antropocentrismo. O antropocentrismo era a ideia de "o homem ser o centro do pensamento filosófico", ao contrário do teocentrismo, a ideia de "Deus no centro do pensamento filosófico".
O humanismo nasce nessa concepção de que o homem não teria mais barreiras, bastava olhar as ruínas do antigo Império Romano para intender como o homem é criativo, surgi dai o antropocentrismo. O antropocentrismo era a ideia de "o homem ser o centro do pensamento filosófico", ao contrário do teocentrismo, a ideia de "Deus no centro do pensamento filosófico".
Com o individualismo em alta, a emulação dos "grandes" e dos príncipes, se desenvolveu vertiginosamente o gosto da vida e seus prazeres entre as elites, que começaram expor cada vez mais seu alto padrão de vida investindo em arquitetura, arte e entretenimentos.
SÍNTESE NA ARQUITETURA RELIGIOSA
1.A beleza e a funcionalidade dos edifícios se baseia em relações matemáticas.
- Ideal de simetria absoluta
- Ponto de Fuga
2.Inspirou-se nas greco-romanas- Classicismo (substituído assim antigos conceitos góticos).
- Abóbodas de berço
- Cúpulas
- Frontoes nas portas e janelas
- Arcos de volta perfeita
- Pilastras e colunas encimadas por capitéis clássicos(dóricos,jônicos ou corintios)
3.Planta
- Evolui a planta balisical antes em cruz latina para plantas quadradas ou de cruz centrada, anexo a nave central surgem pequenas capelas,
4. Pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas.
5.Diferenças entre a arquitetura gótica e renascentista.
SÍNTESE NA ARQUITETURA CIVIL
1.Janelas alinhadas e adornadas ao seu redor rodeador,rodeadas colunas ou pilastras, com capiteis apresentando ordens arquitetônicas.
2.Decoração exterior Apresentasse mais sóbria, com origens clássicas
3. Geralmente de estrutura cubica ou paralelepipédica
BRUNELLESCHI, O PONTAPÉ INICIAL
Filippo Brunelleschi nasceu em Florença, em 1418 venceu o concurso para projetar o Duomo,da Catedral Santa Maria del Fiore. A cúpula projetada por ele cobriu o maior vão da época. A cúpula de Brunelleschi são compostas por 2 grandes cascas, grandes o suficiente para um caminhar entre elas.
Alem disso ele revolucionou a engenharia desenvolvendo maquinas que foram responsáveis por levantar as peças para a construção do Duomo, e na arquitetura onde aprimorou o desenho em perspectiva.
'Suas primeiras experimentações no campo visual seriam dois retábulos descritos por Alberti. Um deles tinha a figura do Batistério com prata brunida no lugar do céu e um furo em um ponto determinado. A idéia era observar a pintura através do furo com o auxílio de um espelho paralelo; assim, ver-se-ia o céu real refletido na prata. O recurso do espelho foi bastante usado pelos renascentistas, visto que a imagem refletida é inversa e qualquer assimetria é mais perceptível. No outro retábulo, pintou a praça da Signoria e o cortou nos contornos dos edifícios representados para que fosse observado o céu verdadeiro como fundo."
Confira mais sobre Filippo Brunellesch no site da ufgrs: Filippo Brunellesch
Doumo | Catedral Santa Maria del Fiore
Na Catedral de Florença Brunelleschi usou seu conhecimento das antigas construções Romanas além das tradições góticas ainda em voga, para produzir uma síntese inovadora. De modo a reduzir o empuxo para fora, adotou um arco ogival gótico com seção transversal em vez de um arco pleno. Para diminuir a carga morta, criou uma casca dupla com nervuras radiais e concêntricas – uma encontrada em monumentos antigos, como o Panteon, e em obras florentinas medievais, incluindo o batistério da catedral próxima. Para reduzir a quantidade de estruturas temporárias, criou um cimbramento portátil que sustentava fiadas de alvenaria concêntricas até que se tornassem anéis comprimidos estáveis e, posteriormente, usou a alvenaria ascendente para sustentar os andaimes que, por sua vez, sustentavam mais um cimbramento.
Veja o Vídeo para entender o processo de construção da Cúpula.
OS ESCRITOS DE LEON BATISTA ALBERTI
Leon Batista Alberti foi responsavel por defender a abordagem intelectual do movimento, na sua obra o tratado De Re Aedificatoria Libri Decem(Dez livro sobre arquitetura) ele expõe todas as descobertas do mundo clássico, formulando uma das obras mais completas da arquitetura. Em sua obra Leon explana sobre as perfeições matemáticas das formas de Platão e associa elas a um reflexo da perfeição divina criada por Deus, afirmava que as plantas baixas centralizadas das igrejas era mais indicadas que as em formato de cruz latina, teoria que vem a ser utilizada por Michelangelo na Basílica de São Pedro.
A CLASSE DE MICHELANGELO
Filippo Brunelleschi nasceu em Florença, em 1418 venceu o concurso para projetar o Duomo,da Catedral Santa Maria del Fiore. A cúpula projetada por ele cobriu o maior vão da época. A cúpula de Brunelleschi são compostas por 2 grandes cascas, grandes o suficiente para um caminhar entre elas.
Alem disso ele revolucionou a engenharia desenvolvendo maquinas que foram responsáveis por levantar as peças para a construção do Duomo, e na arquitetura onde aprimorou o desenho em perspectiva.
Dispositivo para perspectiva,Filippo Brunellesch
Confira mais sobre Filippo Brunellesch no site da ufgrs: Filippo Brunellesch
Catedral Santa Maria del Fiore
Na Catedral de Florença Brunelleschi usou seu conhecimento das antigas construções Romanas além das tradições góticas ainda em voga, para produzir uma síntese inovadora. De modo a reduzir o empuxo para fora, adotou um arco ogival gótico com seção transversal em vez de um arco pleno. Para diminuir a carga morta, criou uma casca dupla com nervuras radiais e concêntricas – uma encontrada em monumentos antigos, como o Panteon, e em obras florentinas medievais, incluindo o batistério da catedral próxima. Para reduzir a quantidade de estruturas temporárias, criou um cimbramento portátil que sustentava fiadas de alvenaria concêntricas até que se tornassem anéis comprimidos estáveis e, posteriormente, usou a alvenaria ascendente para sustentar os andaimes que, por sua vez, sustentavam mais um cimbramento.
Doumo Catedral Santa Maria del Fiore
Veja o Vídeo para entender o processo de construção da Cúpula.
OS ESCRITOS DE LEON BATISTA ALBERTI
Leon Batista Alberti foi responsavel por defender a abordagem intelectual do movimento, na sua obra o tratado De Re Aedificatoria Libri Decem(Dez livro sobre arquitetura) ele expõe todas as descobertas do mundo clássico, formulando uma das obras mais completas da arquitetura. Em sua obra Leon explana sobre as perfeições matemáticas das formas de Platão e associa elas a um reflexo da perfeição divina criada por Deus, afirmava que as plantas baixas centralizadas das igrejas era mais indicadas que as em formato de cruz latina, teoria que vem a ser utilizada por Michelangelo na Basílica de São Pedro.
Fachada da Basílica de Santa Maria,Florença,Itália,Leon Batista Alberti 1456-1470
A CLASSE DE MICHELANGELO
Escultura de Moisés, Michelangelo (1505-1545)
Michelangelo nasceu com a capacidade criativa dos arquitetos da época, e tinha o diferencial de se basear em sua própria imaginação, e não em precedentes externos. Michelangelo aproximou a arquitetura do ornamental e do ilusório, suas obras tinham proposito de evocar emoções. Em 1546 pós a morte de Sangallo, o papa Paulo III confiou a direcção das obras a Miguel Ângelo Buonarroti a 1 de janeiro de 1547, que assumiu a ideia da planta de Bramante de cruz grega. Miguel Ângelo foi considerado o principal autor da basílica tal qual a conhecemos e o principal arquiteto com o qual o projeto foi acabado. Bramante foi foi um importante artista da vanguarda renascentista alcançou a fama através do seu trabalho sobre geometria de desenho de perspectiva uma das suas obras mais emblemáticas é o Tempietto de S. Pietro in Montorio, igreja encomendada a Bramante pelo Papa Júlio II, a obra que melhor reflecte as suas concepções de estilo, é, seguramente, o projecto da Basílica de S. Pedro, no Vaticano .
Planta de Bramante B. de São Pedro
Planta Desenhada por Michelangelo inspirado em desenho de Bramante
O detalhe monumental da fachada com inúmeras esculturas, elementos de ordem clássica, a geometria e a simetria são elementos marcantes da Basílica de São Pedro, imortalizando a arquitetura ocidental e a figura do cristianismo no mundo.
Fachada da Basílica de São Pedro,Roma.
Como arquiteto, Michelangelo realizou um trabalho artístico impressionante ao projetar a cúpula da basílica de São Pedro. Igreja foi construída entre 1506 a 1626, sob a direção, sucessivamente, de Bramante, Rafael, Michelângelo, Maderno e Bernini.
Cúpula da Basílica de São Pedro
Curiosidades: O Baldaquino é um dos locais mais impressionantes da Basílica de São Pedro, em Roma . desenvolvida por Gian Lorenzo Bernini para o altar papal acima do túmulo de São Pedro, uma obra prima magnifica desenhada sobe encomenda do Papa Urbano VIII Barberini.
Baldaquino - Cúpula da Basílica de São Pedro
.Possível auto retrato de Da Vinci; Homem Vitruviano
A igreja de Santa Maria da consolação, em Todi (iniciada em 1508), é tão parecida com os croquis de Leonardo que seu mestre-pedreiro, Cola da Caprarola, deve ter se deixado influenciar por eles – talvez por meio das obras de Bramante. A igreja de Todi tem planta baixa quadrada, com uma abside semicircular e três poligonais. Projetado em três dimensões, o quadrado gera um cubo, enquanto as absides são coroadas com semicúpulas. Sobre o espaço interno principal se eleva uma cúpula apoiada em tambor e pendentes. Leonardo sempre chamou atenção pela sua engenhosidade tecnológica, desenvolveu ideias muito à frente de seu tempo, como um protótipo de helicóptero, um tanque de guerra, o uso da energia solar, uma calculadora, o casco duplo nas embarcações, e uma teoria rudimentar das placas tectônicas. Um número relativamente pequeno de seus projetos chegou a ser construído durante sua vida (muitos nem mesmo eram factíveis), mas algumas de suas invenções menores, como uma bobina automática, e um aparelho que testa a resistência à tração de um fio, entraram sem crédito algum para o mundo da indústria.
Croquis de Da Vinci
2 comentários:
Show !!
Muito bom, muito difícil encontrar conteúdos voltados a arquitetura sobres os movimentos.
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